20 Factores importantes para SEO no Google

20 Factores importantes para SEO no GoogleChegar aos primeiros lugares do Google, ou simplesmente garantir a indexação correcta dos nossos sites não é tarefa fácil. Há muitos factores que determinam o posicionamento de uma página ou site no Google. Como o Google é actualmente sem sombra de dúvidas o motor de pesquisa mais popular, para ter sucesso é preciso ter em atenção os factores mais relevantes para o seu algoritmo.

Os vários factores podem ser divididos em categorias, nomeadamente, os relativos à construção de cada página e site no seu conjunto, os factores externos ao site, os relativos ao domínio, etc.

1. Utilização da keyword no título da página. O título da página é bastante relevante para garantir um bom posicionamento. Os termos para os quais queremos optimizar a página devem ser incluídos no título da página. Os títulos devem ser diferentes de página para página e não devem incluir o nome do site no título da página, a não ser que queiram aumentar o reconhecimento da marca. Neste caso o melhor é deixar mesmo o nome do site para o final. Normalmente títulos curtos são preferíveis.

2. Utilização das keywords no texto da página é também importante. Se estamos a tentar optimizar uma página para uma determinada keyword, é obrigatório que esse termo apareça no texto.

3. O número de vezes que o termo (keyword) aparece no texto é também um factor relevante. Não sei ao certo que percentagem se deve usar, no entanto há software que dá indicações sobre este aspecto como o IPB. As keywords não deverão aparecer muitas vezes para não ser confundido com spam. Não se devem preocupar muito com este assunto, apenas garantir a naturalidade do texto, pois certamente que as keywords aparecerão naturamente.

4. Utilização da keyword no tag H1. Deve existir por página uma tag H1 com os termos para os quais queremos optimizar a página. Desta forma reforça-se a utilização da keyword no título da página. Através da inclusão de subtítulos em grupos de parágrafos, com as tags H2 e H3 aumenta-se a usabilidade da página e facilita a leitura do texto. Devem ser usadas outras tags como listas, parágrafos, etc

5. A utilização da keyword no domínio é um factor importante na construção do site e que aumenta a relevância da página. Por vezes um bom domínio é suficiente para garantir um bom posicionamento.

6. Utilização das keywords no url da página. Independentemente do domínio, a inclusão da keyword no nome da pagina e url são importantes e um factor adicional de optimização. Garantir urls amigáveis para os motores de pesquisa e desprovidos de caracteres especiais e sem significado aparente ajuda bastante na indexação e posicionamento nos motores de pesquisa.

7. A estrutura interna dos links é importante para aumentar a importância das páginas. Sempre que possível deve ser usada navegação baseada em texto com CSS. O número de links internos para uma página determina a sua relevância dentro de um site, e é também para a transferência de pagerank internamente. A utilização de anchor text correctos com as keywords que queremos optimizar é aconselhável.

8. Homepage deve ser mostrar credibilidade. Deve linkar para as principais paginas do site e todas essas páginas devem linkar todas para a homepage.

9. Os links para sites externos. Ter links para sites importantes sobre o mesmo assunto é importante. Ter links para sites de qualidade duvidosa poderá ser um problema.

10. As páginas mais antigas de um site têm normalmente mais possibilidade de obter bons posicionamentos do que as páginas mais recentes. Trata-se assim de mais um factor importante para obter bons resultados.

11. A quantidade de conteúdo indexável por página é bastante importante. Não há certamente uma quantidade exacta de texto a colocar, no entanto ter pouco texto indexável não é certamente um bom sinal. Colocar referências às keywords no início do texto e espalhar a utilização dessas keywords ao longo do texto é também importante. Num site, mais importante que a quantidade de texto é a clareza com que se estrutura a informação com as várias tags disponíveis. O texto deve ser escrito para os utilizadores e não para os motores de pesquisa.

12. Qualidade do conteúdo. Assume-se que o Google tem um algoritmo para medir a qualidade de determinado conteúdo. As variáveis que contribuem para isso podem ser várias mas não faltam fontes de informação ao Google para obter métricas objectivas e subjectivas.

13. O número de links e qualidade dos mesmos para um site é certamente um factor bastante importante. Qualidade e quantidade são importantes. Este é um dos factores diferenciadores do Google e o Pagerank, que mede isso é a forma mais visível de sabermos a popularidade de um site.

14. Idade de um site/domínio. Não é a idade de registo do domínio que importa, mas sim a data em que começou a ter conteúdo indexado que é relevante. Quanto mais antigo melhor.

15. A relevância dos links para o site. Uma das coisas que procuramos numa estratégia de link building, é garantir links em sites do mesmo assunto que o nosso. Esses são certamente os mais importantes para os motores de pesquisa e para conseguirem tráfego para as páginas.

16. Taxa de crescimento de links para o site. Existem alguns cuidados a ter, um deles é certamente não conseguir um grande número de links de uma vez só. Outra é garantir que ao longo do tempo o site continua a ganhar links de forma sustentada. Uma forma de conseguir isso é publicar conteúdos de qualidade que os outros referenciem. Outra forma é usar as conhecidas técnicas de linkbuilding.

17. O texto (anchor text) dos links. Por vezes é difícil controlar o texto que é usado para linkar para as nossas páginas, no entanto sempre que possível deve ser incluída a keyword nos links para o site. Os links para determinada página devem contudo usar variações e textos diferentes para não parecer spam.

18. A popularidade dos sites que colocam links para o nosso também é importante (link popularity). Daí a importância de obter links de sites importantes.

19. O tema do site ou página com link para o nosso é também um factor que o Google considera para pesar a relevância desse link. Quanto mais adaptado à temática do nosso site melhor.

20. A idade dos links é importante e relevante para garantir um bom posicionamento. Os links mais antigos são mais importantes.

As meta keyword tags não são usadas actualmente e não justificam perder muito tempo com elas, mas a meta description, embora não seja relevante para o posicionamento, ajuda a aumentar as visitas para a página, por isso deve ser sempre incluída, dando uma descrição correcta para cada página.

Existem também factores que podem contribuir negativamente para o posicionamento do site. Entre eles podem incluir-se: inacessibilidade do site frequente, conteúdos duplicados, títulos de paginas duplicados, links externos para sites sem qualidade, etc.

Fonte: tolnetwork.com

Posted on Junho 23, 2008, in SEO (Search Engine Optimization). Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: