Core i7 sucede a Core 2 Duo

Intel Core i7A Intel anunciou que a sua futura linha de processadores, a lançar no final deste ano, terá a denominação Core i7.

Ainda não se sabe exactamente porque é que a Intel escolheu «i7» para baptizar os sucessores dos actuais Core 2 Duo, até agora conhecidos pelo nome de código Nehalem. Não se tratará de uma alusão à arquitectura dos CPU, porque a própria Intel admite que os seus processadores de sétima geração foram os Pentium 4.

Segundo a empresa, esta denominação foi criada para evitar confusões entre os novos CPU e outras séries que serão lançadas posteriormente. É, portanto, provável que o número «7» represente uma determinada classe de CPU, o que significa que poderão surgir novas séries com denominações como i5 ou i9 que poderão, por exemplo, substituir, respectivamente, os actuais Celeron e Xeon.

Outra hipótese levantada por alguns especialistas é que o «7» represente a sétima geração da linha Pentium. Recorde-se que, depois do Pentium 4, surgiram os Core (só para portáteis) e depois Core 2. Se os Core forem vistos como, respectivamente, Pentium 5 e Pentium 6, os futuros Core serão assim os Pentium 7.

Recorde-se que os Nehalem, agora Core i7, estrearão uma nova arquitectura da Intel, baseada inicialmente no processo de fabrico de 45 nanómetros, que tem com grande novidade a integração de um controlador de memória DDR3 no próprio processador. Os I7 deverão estar disponíveis com entre dois a oito núcleos de processamento e estima-se que serão capazes de melhorar o desempenho dos Core 2 em 20% a 30% em aplicações reais.

Anúncios

Posted on Agosto 12, 2008, in Notícias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: