Portátil Magalhães

Imagem Portátil MagalhãesA partir do dia 23 de de Setembro de 2008 começará a chegar às escolas do 1º Ciclo de Portugal o “Magalhães”, um computador portátil especial.

O Magalhães é o computador de baixo custo dirigido a todas as crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ao 4º ano) oficial em Portugal.

Produzido a partir do segundo modelo do Classmate PC da Intel, a máquina, montada em Portugal pela JP SÁ Couto tem as seguintes características:
Processador Intel Celeron 900Mhz, 1 GB de memória RAM, disco rígido de 30 GB, ecrã de 9 polegadas (22 cm), câmara web, 2 colunas de som, microfone incorporado e entradas para auscultadores e microfone externo, 2 portas USB, entrada para cartões de memória SD, placas de rede sem fios e Ethernet, bateria de 3 células (3 horas).

O Magalhães é resistente ao choque e a líquidos e tem dois sistemas operativos em dual boot: Windows XP e Linux Caixa Mágica.

A aquisição do computador é feita de através das escolas onde os alunos se encontram matriculados. Para isso os encarregados de educação deverão mostrar o seu interesse em adquirir o computador junto do professor ou professora. Para adquirir o computador basta proceder a um pagamento, dependendo do Escalão da Acção Social Escolar.

Os alunos com Escalão A têm o computador gratuitamente; os alunos com Escalão B pagam 20€ e os alunos sem escalão pagam 50€. Após o pagamento o computador reverte definitivamente para o aluno.
O processo de distribuição do Magalhães será faseado. Na quarta semana de Setembro começa a distribuição que deverá estar completa em Janeiro de 2009.

As escolas que irão receber em primeiro lugar os computadores serão aquelas que já possuírem as infra-estruturas necessárias para a sua operacionalização: redes sem fios operacionais.

Para a manutenção e criação de redes nas escolas do 1º Ciclo, o Ministério da Educação conta com a colaboração das autarquias.

Este computador foi pensado para ser usado como ferramenta de trabalho em casa e na escola. Para isso conta com um conjunto bastante alargado de aplicações pré-instaladas e funcionais que irão ajudar os alunos nas várias áreas escolares.

Existe software para a Matemática, Língua Portuguesa, Estudo do Meio e até para a iniciação ao Inglês. As versões do Windows XP e do Linux Caixa Mágica estão prontas a usar e possuem imensos recursos tanto para as crianças como para os pais.

No Windows pode-se encontrar a versão estudante do Office 2007, um antivírus, programas de controlo parental, vários jogos e programas educativos portugueses e até uma cópia da Diciopédia X . Além disso existe um ambiente gráfico muito simples preparado para as crianças mais pequenas.

No Linux Caixa Mágica 12 Mag (versão específica do Caixa Mágica para o Magalhães) podemos encontrar imensos jogos e programas educativos, uma cópia do Open Office e acesso online a partir da barra inferior à Wikipédia do Sapo (www.saber.sapo.pt).

O ambiente de trabalho do Caixa Mágica conta com uma área de acesso aos programas e jogos que a criança mais utilizará: Open Office, Firefox, Thunderbird, aMSN, Kaffeine, Tuxpaint, GCompris e SuperTux.

A forma como este computador foi construído e o software que traz pronto a usar permite grandes potencialidades de trabalho na sala de aulas, em casa e até na visitas de estudo e trabalhos de campo.

Com o Magalhães os alunos poderão usar seu computador pessoal para pesquisar, reflectir e até criar conteúdos para a escola. De uma forma geral este computador vem democratizar o acesso à informática, permitindo que todos possam ter o seu próprio computador. Não é uma ferramenta que procura substituir os livros nem os cadernos, apenas serve de complemento.

Por exemplo: numa visita de estudo os alunos poderão tirar fotografias, filmar e tomar notas directamente no seu computador e mais tarde, em casa ou na sala, usar esses dados para criar um trabalho onde resumam as suas aprendizagens. Também poderão usar o Magalhães para “ensinar” os pais a usar as novas tecnologias.

Não basta entregar o computador e esperar os resultados ao fim de alguns dias. O Magalhães traz consigo uma “pequena revolução”, será necessário fazer muita formação aos professores do 1º Ciclo e aos encarregados de Educação para que estes possam tirar desta máquina o máximo das suas potencialidades.


Fonte:
WebTuga

Posted on Setembro 22, 2008, in Notícias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: