IBM prevê 5 grandes inovações para os próximos 5 anos

Em sua terceira edição anual, a IBM divulgou o seu relatório “IBM Next Five in Five”, no qual prevê quais serão as próximas 5 inovações para o futuro que tem grande potencial em mudar a forma como as pessoas irão viver, trabalhar e jogar nos próximos 5 anos. Esta relação baseia-se em tendências sociais e de mercado, assim como em tecnologias emergentes tanto nos laboratórios da IBM como em observações feitas ao redor do mundo. A IBM chegou a criar um vídeo para mostrar como serão estas suas previsões.

A primeira inovação é com relação ao uso da energia solar, graças a criação de novas células solares super finas (até 100 vezes mais finas que as actuais células de silício), mais eficientes e menos dispendiosas na sua produção. Com isto, será possível instalar painéis solares em praticamente qualquer local, bem como ter tais células nas tintas, janelas, vidros, celulares, notebooks, carros e até mesmo nas nossas roupas entre outras opções, usando-as para “captar” a energia solar para quaisquer necessidades nossas e disponível a qualquer um.

A segunda inovação é que teremos uma ”bola de cristal para verificarmos nossa saúde” através de um mapa genético do nosso DNA, podendo-se desta forma prevenirmo-nos de doenças futuras, a um custo estimado de 200 dólares pelo mapeamento. Nosso médico será capaz de “ler” nosso mapa genético indicando os riscos de saúde que poderemos vir a enfrentar e o que poderemos fazer para evitá-los, através de mudanças de estilo de vida e tratamentos. As empresas farmacêuticas também se beneficiarão produzindo medicações mais eficientes direcionadas individualmente a cada paciente.

A terceira inovação é que usaremos a voz para interagir com a Web, mudando totalmente a forma como criamos, construímos e lidamos com as informações, navegação e sites de comércio eletrônico, entre outros, sem o uso de recursos visuais ou teclado, somente a voz em vez de texto. No futuro, através da utilização de “VoiceSites”, as pessoas que não sabem ler e/ou escrever, deficientes visuais, deficientes físicos, entre outros, poderão tirar partido de todas as vantagens e conveniências que a web poderá oferecer. “Você terá uma conversa com a Web e ouvirá a resposta.”

A quarta inovação é que teremos assistentes digitais para nossa compras auxiliando-nos nesta tarefa. Por exemplo, no caso de roupas, estando dentro do provador, poderemos “pedir” por um outro número daquela peça, através de uma tela touchscreen, sendo possível escolher outras peças e acessórios do vestuário para complementar ou substituir aqueles que você já tinha provado. Após este processo, uma vendedora levará as peças pedidas não sendo necessário aguardar a disponibilidade de alguma vendedora para este atendimento. Será possível também tirar fotos para ver como a roupa ficou em você, ou que outra peça combinaria mais. A idéia é que você tenha a maior autonomia possível sem depender de uma vendedora ou de outra pessoa para o auxiliar nesta tarefa.

A quinta inovação é que teremos uma memória auxiliar, com isso aquelas informações quotidianos que esquecemos poderão ser lembradas de forma rápida, fácil e tranquila. Para isto acontecer, deverá haver microfones e câmaras de vídeo espalhados em vários lugares, gravando nossas conversas e actividades. Desta forma será possível armazenar, analisar e fornecer estas informações quando necessárias ao usuário, via aparelhos portáteis e inteligentes, como um celular com GPS, por exemplo, para lembrá-lo de comprar pão no exacto momento em que você passa em frente ao supermercado ou padaria. Você vai poder “se lembrar” dá conversa que teve com seu médico e de um evento que irá ocorrer daqui a alguns dias.

Fonte: Aluno de Informática

Posted on Dezembro 10, 2008, in Notícias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: