Intel lança processadores para servidores – Xeon E7 com 10 núcleos

A Intel lançou 29 novos processadores para servidores, como parte da gama E3 e E7. O primeiro, o E3, oferece opções mais económicas, enquanto os outros, os E7, são os chips mais poderosos que a Intel tem, supostamente 14 destes têm registos de records de benchmarks e superam os chips Itanium.

baseados na arquitectura Westmere-EX de 32nm, a Intel disse que a série E7 oferece um desempenho 40% maior em comparação com os chips Xeon Westmere-EP que foram apresentados no ano passado. Isso faz sentido porque os modelos Westmere-EP têm um máximo de seis núcleos.

A linha E7 tem 18 produtos, cobrindo uma vasta gama de necessidades. Mais da metade tem 10 núcleos e um design de 130W, enquanto os outros tem oito e seis nucleos com um TDP de 105W. Um dos modelos com seis núcleos têm menor TDP de 95W.

O processador Xeon E7-8870 custa 4.616 dólares americanos (para 1000 unidades ou mais) e vem com nada menos que 10 núcleos, opera em 2,4 GHz e suporta HyperThreading e Turbo Boost, 30MB de cache e um TDP de 130W.

imagem intel xeon E3-1200

A gama E3 é tão diversa como a anterior. Todos os 11 chips vêm com quatro núcleos, suporte para HyperThreading e TurboBoost. A maioria trabalha por cima dos 3.0 GHz, mas a unidade mais rapida chega a 3,5 GHz. Os TDP variam de 20W para 95W. Você pode ver a lista completa de chips e preços aqui (PDF).

Todos os processadores vêm com algumas novas opções de segurança. A AES-NI (Advanced Encryption Standard New Instrction), que permite a rápida codificação de informação e descodificação, e o Intel TXT (Trusted Execution Technology), que protege aplicações de malware.

Os Xeon E3 e E7 estão agora disponíveis através de 19 fabricantes de sistemas, incluindo o Bull, Cisco, Cray, Dell, Fujitsu, Hitachi, HP, IBM, Lenovo, NEC e Oracle. As configurações variam de servidores com dois sockets para supercomputadores alimentados com um máximo de 256 chips.

Posted on Abril 6, 2011, in Intel, Processadores. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: