O que é o Thunderbolt?

Thunderbolt

A Tecnologia da Intel em destaque na nova linha de MacBooks Pro.

A mais recente linha de computadores MacBook Pro da Apple são os primeiros produtos com a nova tecnologia Thunderbolt, que a Apple descreve como "a tecnologia mais poderosa e flexível de  Input / Output de sempre em um computador pessoal". Mas, o que exatamente é, e o que ele significa para você?

Desenvolvido sob o nome de código Light Peak, Thunderbolt é um exemplo de uma tecnologia de Input / Output (entrada e saída de dados), o que significa que ele oferece uma transferência bidirecional de dados entre o computador e outros dispositivos eletrónicos. Usando o cabo ótico com tecnologia de alta velocidade, o Thunderbolt fornece uma grande largura de banda de 10Gb / s (em um cabo de até 100m de comprimento), o que significa que a tecnologia tem a capacidade de transferir um filme em Blu-ray completo em menos de 30 segundos, o que é fantástico! Isso é mais do que 20 vezes mais rápido que USB 2.0 e mais de 12 vezes mais rápido do que o FireWire 800. E se você pensou que isso é muito rápido, então você vai gostar de saber que a tecnologia tem potencial para chegar até 100Gb / s durante a próxima década!

ficha thunderbolt
Já amplamente utilizado pela indústria de Telecomunicações, cabos ópticos utilizam a luz em vez de eletricidade para transmitir dados, o que significa que eles não estão sujeitos às mesmas restrições como cabos elétricos quando se trata de limites de velocidade e comprimento. Como resultado, mais dados podem ser transferidos em altas velocidades em distâncias maiores. Bem como cabos ópticos, a nova tecnologia também suportes de cabos elétricos. dois Thunderbolt é maneira, transferências de alta velocidade significa que você pode conectar em cadeia uma série de dispositivos e um monitor, sem a necessidade de um hub.

Desenvolvido pela Intel, em colaboração com a Apple, Thunderbolt é baseada em duas tecnologias existentes – PCI Express e DisplayPort. PCI Express é a tecnologia que une todos os componentes de alto desempenho em um PC ou Mac, e sua inclusão no Thunderbolt significa que você pode conectar dispositivos como HDs externos para o seu MacBook Pro com as mesmas velocidades elevadas, bem como através de USB existente e periféricos FireWire, embora o uso de adaptadores.

O DisplayPort é o conector usado pela Apple, e muitas outras marcas como Dell e Lenovo, no lugar de portas VGA e DVI (Digital Visual Interface). O Raio da tecnologia embutida DisplayPort significa que você pode conectar um mini tela DisplayPort direto para a porta do Trovão, ou ligar DisplayPort, DVI, HDMI ou VGA exibe usando um adaptador, assim, podemos reduzir o número de buracos que você precisa sobre o lado de sua chassi do laptop.

fichas thunderbolt

Bem como ser rápido, a conexão Thunderbolt também pode executar vários protocolos usando um único cabo para que você possa se conectar a vários tipos diferentes de jogo tais como monitores e estações de encaixe.
Quando se trata do harware reais envolvidos, Thunderbolt compreende um chip controlador e um módulo de óptica, com este último usando lasers minúsculos e fotodetectores para converter eletricidade em luz e vice-versa. O chip é onde a magia do protocolo de comutação ocorre permitindo que você conecte periféricos como projetores, sem a necessidade de um conector diferente.

motherboard - thunderbolt

Em suma, o Thunderbolt significa para você é menor, os laptops mais finos, com menos conexões e, por sua vez, menos cabos. Isso também significa que os tipos de mídia será capaz de conectar-se a alta largura de banda de áudio e captura de vídeo e dispositivos de mistura. Embora a Apple é a primeira marca a lançar um produto com uma porta Thunderbolt, a conexão não será exclusivo para a marca de Cupertino, com outros fabricantes, como a Western Digital, que deverá incluir a tecnologia em produtos futuros. Apple pode desempenhar um grande papel na normalização das Thunderbolt ou vai seguir o caminho de FireWire? Estamos ansiosos para descobrir.

Fonte: Pocket-Lint

Posted on Maio 19, 2011, in apple, Thunderbolt. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: