O que é o Thunderbolt?

Thunderbolt

A Tecnologia da Intel em destaque na nova linha de MacBooks Pro.

A mais recente linha de computadores MacBook Pro da Apple são os primeiros produtos com a nova tecnologia Thunderbolt, que a Apple descreve como "a tecnologia mais poderosa e flexível de  Input / Output de sempre em um computador pessoal". Mas, o que exatamente é, e o que ele significa para você?

Desenvolvido sob o nome de código Light Peak, Thunderbolt é um exemplo de uma tecnologia de Input / Output (entrada e saída de dados), o que significa que ele oferece uma transferência bidirecional de dados entre o computador e outros dispositivos eletrónicos. Usando o cabo ótico com tecnologia de alta velocidade, o Thunderbolt fornece uma grande largura de banda de 10Gb / s (em um cabo de até 100m de comprimento), o que significa que a tecnologia tem a capacidade de transferir um filme em Blu-ray completo em menos de 30 segundos, o que é fantástico! Isso é mais do que 20 vezes mais rápido que USB 2.0 e mais de 12 vezes mais rápido do que o FireWire 800. E se você pensou que isso é muito rápido, então você vai gostar de saber que a tecnologia tem potencial para chegar até 100Gb / s durante a próxima década!

ficha thunderbolt
Já amplamente utilizado pela indústria de Telecomunicações, cabos ópticos utilizam a luz em vez de eletricidade para transmitir dados, o que significa que eles não estão sujeitos às mesmas restrições como cabos elétricos quando se trata de limites de velocidade e comprimento. Como resultado, mais dados podem ser transferidos em altas velocidades em distâncias maiores. Bem como cabos ópticos, a nova tecnologia também suportes de cabos elétricos. dois Thunderbolt é maneira, transferências de alta velocidade significa que você pode conectar em cadeia uma série de dispositivos e um monitor, sem a necessidade de um hub.

Desenvolvido pela Intel, em colaboração com a Apple, Thunderbolt é baseada em duas tecnologias existentes – PCI Express e DisplayPort. PCI Express é a tecnologia que une todos os componentes de alto desempenho em um PC ou Mac, e sua inclusão no Thunderbolt significa que você pode conectar dispositivos como HDs externos para o seu MacBook Pro com as mesmas velocidades elevadas, bem como através de USB existente e periféricos FireWire, embora o uso de adaptadores.

O DisplayPort é o conector usado pela Apple, e muitas outras marcas como Dell e Lenovo, no lugar de portas VGA e DVI (Digital Visual Interface). O Raio da tecnologia embutida DisplayPort significa que você pode conectar um mini tela DisplayPort direto para a porta do Trovão, ou ligar DisplayPort, DVI, HDMI ou VGA exibe usando um adaptador, assim, podemos reduzir o número de buracos que você precisa sobre o lado de sua chassi do laptop.

fichas thunderbolt

Bem como ser rápido, a conexão Thunderbolt também pode executar vários protocolos usando um único cabo para que você possa se conectar a vários tipos diferentes de jogo tais como monitores e estações de encaixe.
Quando se trata do harware reais envolvidos, Thunderbolt compreende um chip controlador e um módulo de óptica, com este último usando lasers minúsculos e fotodetectores para converter eletricidade em luz e vice-versa. O chip é onde a magia do protocolo de comutação ocorre permitindo que você conecte periféricos como projetores, sem a necessidade de um conector diferente.

motherboard - thunderbolt

Em suma, o Thunderbolt significa para você é menor, os laptops mais finos, com menos conexões e, por sua vez, menos cabos. Isso também significa que os tipos de mídia será capaz de conectar-se a alta largura de banda de áudio e captura de vídeo e dispositivos de mistura. Embora a Apple é a primeira marca a lançar um produto com uma porta Thunderbolt, a conexão não será exclusivo para a marca de Cupertino, com outros fabricantes, como a Western Digital, que deverá incluir a tecnologia em produtos futuros. Apple pode desempenhar um grande papel na normalização das Thunderbolt ou vai seguir o caminho de FireWire? Estamos ansiosos para descobrir.

Fonte: Pocket-Lint

Advertisements

Posted on Maio 19, 2011, in apple, Thunderbolt. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: